Rugby e Corfebol
Desde 2010 que a BEYOU promove a modalidade de Rugby nos concelhos de Mortágua, Penacova e Tábua. Nomeadamente nos escalões até aos 14 anos. Já temos alguma tradição de levar o rugby para os nossos projetos nacionais e europeus. Ainda que com alguma intermitência em treinos e presença em convívios. Mas todos os anos retomamos e é sempre uma oportunidade para constituir grupos novos, porque a modalidade é excelente para todos os jovens de diferentes características físicas.
O Rugby promove e estimula 5 princípios básicos: paixão, disciplina, integridade, solidariedade e respeito.
A partir de 2018 passou a implementar a modalidade de Corfebol em escolas da região.
O grande diferenciador do Corfebol é a igualdade com que os sexos são tratados. É o único desporto onde é obrigatório que as equipas sejam constituídas por 50% dos participantes do género masculino e 50% do género feminino.
Durante o jogo, homens podem apenas marcar homens e mulheres apenas marcar mulheres. Isso faz com que não haja preconceito devido ao género das pessoas, transformando o desporto num meio altamente eficaz de integração social.
O objetivo principal é introduzir a bola no cesto da equipa adversária. O cesto está colocado num poste a 3.50 m do solo. A bola é disputada por duas equipas de oito elementos, quatro rapazes e quatro raparigas (2 à defesa e 2 ao ataque), e só pode ser jogada com a mão. Não pode ser driblada e os jogadores não podem dar passos com a bola na mão.